TAOLA+ lança novo website com apoio do projeto IlhasMais

A Rede TAOLA+ passa a contar com um website institucional, desenvolvido no âmbito do projeto #IlhasMais, coordenado pela SPEA-Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, em parceria com a ONG Biosfera, em Cabo Verde, e financiado pelo Instituto Camões-Cooperação Portuguesa.

Este website constitui um instrumento estratégico para o fortalecimento institucional da TAOLA+, contribuindo para o reforço das competências da rede em todo o território nacional, com especial enfoque na conservação ambiental, na partilha de informação, na visibilidade das organizações-membro e na comunicação com parceiros, decisores e o público em geral.

A plataforma digital permitirá divulgar o trabalho desenvolvido pelas ONGs da rede, promover ações de sensibilização ambiental, partilhar notícias, projetos e boas práticas, bem como reforçar a literacia ambiental e a cooperação entre os diferentes atores da conservação.

Com esta iniciativa, a TAOLA+ dá mais um passo no reforço da sua presença digital e na consolidação do seu papel enquanto plataforma nacional de referência na defesa da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável.

𝗧𝗔𝗢𝗟𝗔+ 𝗽𝗮𝗿𝘁𝗶𝗰𝗶𝗽𝗮 𝗻𝗼 𝗪𝗼𝗿𝗸𝘀𝗵𝗼𝗽 𝗦𝘂𝗯-𝗥𝗲𝗴𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗖𝗔𝗕𝗘𝗦/𝗥𝗘𝗦𝗣𝗜𝗡 𝗲𝗺 𝗟𝗼𝗺𝗲́, 𝗧𝗼𝗴𝗼

De 03 a 05 de dezembro, a TAOLA+, representada pelo seu Diretor Executivo e a Direção Nacional do Ambiente, participam no workshop sub-regional da África Ocidental “Rumo a políticas integradas: aproveitando os resultados do IPBES e do IPCC para alinhar Ações sobre biodiversidade e clima”, no âmbito dos projetos CABES (𝘊𝘢𝘱𝘢𝘤𝘪𝘵𝘺 𝘥𝘦𝘷𝘦𝘭𝘰𝘱𝘮𝘦𝘯𝘵 𝘧𝘰𝘳 𝘉𝘪𝘰𝘥𝘪𝘷𝘦𝘳𝘴𝘪𝘵𝘺 𝘢𝘯𝘥 𝘌𝘤𝘰𝘴𝘺𝘴𝘵𝘦𝘮 𝘚𝘦𝘳𝘷𝘪𝘤𝘦𝘴 𝘌𝘹𝘱𝘦𝘳𝘵𝘴 𝘪𝘯 𝘈𝘧𝘳𝘪𝘤𝘢) e RESPIN (𝘙𝘦𝘪𝘯𝘧𝘰𝘳𝘤𝘪𝘯𝘨 𝘚𝘤𝘪𝘦𝘯𝘤𝘦-𝘗𝘰𝘭𝘪𝘤𝘺 𝘐𝘯𝘵𝘦𝘳𝘧𝘢𝘤𝘦𝘴 𝘧𝘰𝘳 𝘐𝘯𝘵𝘦𝘨𝘳𝘢𝘵𝘦𝘥 𝘉𝘪𝘰𝘥𝘪𝘷𝘦𝘳𝘴𝘪𝘵𝘺 𝘢𝘯𝘥 𝘊𝘭𝘪𝘮𝘢𝘵𝘦 𝘗𝘰𝘭𝘪𝘤𝘪𝘦𝘴).

O workshop tem como objetivo geral promover maior coerência e integração entre as políticas de biodiversidade e de ação climática, tirando proveito dos resultados científicos produzidos pelo IPBES e pelo IPCC, duas das principais plataformas globais em matéria de biodiversidade e mudanças climáticas. A nível específico, o encontro visa:

  • Reforçar capacidades para a coprodução e transferência de conhecimento;
  • Explorar as interações entre perda de biodiversidade e alterações climáticas;
  • Analisar as mensagens-chave das avaliações científicas do IPBES e do IPCC;
  • Fortalecer o diálogo entre comunidades científicas e Pontos Focais Nacionais;
  • Identificar sinergias e complementaridades nas políticas de clima e biodiversidade.

A iniciativa inclui ainda diálogo entre Pontos Focais Nacionais, partilha de conhecimento, identificação de sinergias e ações de capacitação para reforçar políticas integradas.

A participação da TAOLA+ reflete o compromisso da rede em aprimorar a sua base técnica, adotar práticas internacionais de excelência e consolidar uma atuação cada vez mais integrada nos temas de biodiversidade e clima.